Tatiana Pereira Felippe
A mesa de época é, para as crianças pequenas, uma referência rítmica, uma vivência concreta do que acontece ao nosso redor, na natureza, na vida humana, no mundo anímico e espiritual da criança.
Por meio de uma bela mesa de época, a criança é conduzida ao ritmo vivenciado no momento.
O mês de agosto é a Época dos Ventos.
Ainda é inverno no hemisfério Sul. Devemos nos atentar em como a natureza se mostra e o que ela está nos proporcionando. Observem: como estão as plantas? Há folhas no chão? Está frio ou calor? As árvores estão com folhas em sua copa? E o céu? O sol está mais quente? Como estão as cores? Assim poderemos compor com propriedade uma linda mesa de época.
Durante o inverno, os dias são mais curtos e as noites são mais longas. Portanto, podemos representar o céu com cores azuladas ou avermelhadas.
A terra, está mais seca, com muitas folhas espalhadas. Podemos representá-la com tecido de cor de ferrugem,marrom, avermelhada, dependendo de onde for a moradia.
A figura humana aparece de forma significativa, de preferência, com alguma ação que a relacione com a época. Aqui, neste exemplo, apresentamos a figura humana empinando uma pipa e segurando um catavento.
Canto de época
Podemos usar muitos elementos para constituir nossa mesa de época dos ventos: plantas, animais, pedras, sementes, folhas secas e uma vela, iluminando
tudo. Lembrando que a figura do anão e de duendes pode se apresentar como seres elementais que cuidam da natureza.
Vamos preparar com respeito e veneração a nossa mesa da época dos ventos?
Tatiana Pereira Felippe
Pedagoga / Especialista na Educação Especial
Atua no Jardim de Infância Waldorf na Escola Alecrim Dourado
Comments