top of page

Lavanda, alfazema, lavandin será que é tudo lavanda? Será que é tudo igual?

Atualizado: 15 de fev. de 2021

Por Stela Kiill


Não, não é... E mesmo na espécie angustifolia (ou officinalis), que é a famosa lavanda francesa, há diferença entre as subespécies e cada uma com características e composição química única, portanto também com efeitos emocionais que diferem entre si. Agora, como saber se essa lavanda que você tem aí é mesmo a calmante?


Você precisa identificar:

1.º) o que você tem é mesmo óleo essencial ou essência? Procure pelo nome botânico no rótulo do seu vidro, se não estiver presente, muito provavelmente seu aroma é sintético.

2.º) com o nome botânico em mão, leia as informações abaixo, se o seu óleo essencial não estiver nessa lista, vale uma pesquisa no Google para te ajudar.


Nomes botânicos das lavandas encontradas comumente:

1.º) Lavandula angustifolia: é a mais comum nas lojas. Se a origem for francesa, seu principal composto químico é o linalol, calmante e regenerador, podendo ser usada sem restrição de idade, mas atente-se à quantidade: mais é menos. Do contrário ela pode ter efeito contrário e ativar o sistema nervoso central.

2.º) Lavandula officinalis: idem a anterior, mas identificada por outro nome botânico.

3.º) Lavandula dentata: é a lavanda brasileira, identificada pelas folhas cerrilhadas. Seu óleo essencial é rico em canfora, uma ativadora do sistema nervoso central.

4.º) Lavandula stoechas: também conhecida como Rosmaninho é originária do mediterrâneo, sendo rica em cetonas que tratam o sistema respiratório.

5.º) Lavandula latifólia: recebe também o nome de Lavanda Spike, tem em sua composição o Linalol (calmante) e a canfora (estimulante), assim não deve ser usadas em feridas, como é possível para as lavandas angustifolia e officinalis.

6.º) Lavendula X Intermedia: é uma planta hibrida, desenvolvida através do cruzamento da angustifolia x latifólia, é conhecida como lavanda hibrida e existe desde 1900.


Uma maneira interessante para usar os óleos essenciais em grupos é através do difusor ultrassônico a água de ambiente ou no preparo de spray (10ml de álcool + 90ml de água + 10 a 15 gotas de óleo essencial).

Além da Lavanda, há outros óleos essenciais seguros e calmantes para usar em crianças e idosos, mas esse é assunto para outro artigo.


Stela Kiill

Professora, Empreendedora e Aromaterapeuta especializada em medicinas naturais e ancestrais para o fortalecimento feminino.

@mosaico.natural

contato@mosaiconatural.com.br

358 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page