Vanessa Brick
Fui convidada por este lindo canal Fios de Estrela para escrever sobre a StarWays, uma agência de intercâmbio e viagens conscientes.
Interessante escrever em meio a pandemia do Covid-19, pois todos estamos passando por uma situação sem precedentes onde as palavras mais ditas são resiliência, empatia, diferencial, reinvenção, acolhimento, propósito, colaboração, solidariedade, e por aí vai. A StarWays nasceu antes da pandemia e já estava embasada em todos estes conceitos. Vou contar essa história para vocês!
Pela experiência de mais de 30 anos no turismo do meu marido, nós percebemos as dores de algumas pessoas que ao buscar viagens se deparavam com o mesmo do mesmo, ou seja, o turismo tradicional nos mesmos destinos, com muitas descobertas a serem feitas em tão pouco tempo. Esse modelo “sobe no ônibus, desce do ônibus” sem ter tempo suficiente para absorver as informações e ao final da viagem precisar de férias para descansar já não satisfaz o cliente.
Nos últimos anos, as pessoas adquiriram vários hábitos sustentáveis em suas casas, consomem alimentos mais naturais, compostam o lixo orgânico, separam materiais recicláveis compram roupas de fibras naturais. Quando viajam e visitam outros lugares essas pessoas tem a expectativa de encontrar outras com hábitos semelhantes e se frustram quando se deparam com o desperdício ou a falta de cuidado com o meio ambiente.
Buscamos parceiros alinhados ao nosso propósito e encontramos muita gente fazendo coisa de qualidade e ao mesmo tempo com impacto sócio-ambiental. São hotéis sustentáveis; restaurantes que oferecem comida natural, orgânica ou biodinâmica; tours a vinícolas orgânicas, hortas comunitárias, comunidades de artesãos locais, e uma infinidade de atrações e experiências.
Escolhemos nos dedicar a públicos com os quais nos comunicamos bem, conhecemos suas dores e desejos, criamos empatia com as famílias, as mulheres que viajam sozinhas, os maduros 50+ 60+ e as pessoas com deficiência.
Aí vem a reinvenção. Não inventamos destinos, nem pontos turísticos. Reinventamos a maneira de fazer turismo. Oferecemos experiências para que nossos clientes possam levar lembranças sensoriais muito além de contemplar um monumento. E, que eles possam vivenciar por outros meios a cultura local, os costumes, as danças, o artesanato, os cheiros e sabores.
Criamos uma categoria na empresa denominada nutridos. Todos os produtos da StarWays são desenvolvidos pensando em impactar alguma comunidade. Estimulamos o consumo consciente de artesanato local, por exemplo. Outros projetos que revertem produtos adquiridos em experiências a pessoas menos favorecidas ou que tiveram menos oportunidades como levar idosos a ver o mar pela primeira vez.
Na política de contratação da StarWays destaca-se oferecer oportunidade para refugiados. Acolher o refugiado que precisou deixar tudo para trás muito agrega aos valores da empresa, pois traz consigo a vontade de vencer. Estando próximos às diferentes culturas exercitamos a tolerância e contribuímos com a paz mundial.
Chega um certo ponto na vida que sentimos uma tremenda vontade de virar a chave. No entanto, a mudança tem que fazer sentido, tem que ter propósito. Sem abandonar os conhecimentos acumulados ao longo da nossa caminhada, selecionamos o melhor de cada um de nós.
A experiência, o aprendizado, os tropeços. De dentro dessa mochila chamada vida encontramos objetivos claros e forças para continuar a jornada. Fazer as coisas acontecerem dentro do propósito nos motiva e ao mesmo tempo temos que nos desdobrar para encontrar serviços diferenciados que sigam nessa linha da sustentabilidade, regeneração do planeta, compensação de carbono, sempre com foco em oferecer experiências transformadoras!
Bom, eu comecei este texto escrevendo que isso tudo vai passar! E vai. E, então, viveremos um novo normal. Como será o novo normal? Essa resposta ainda não conhecemos. No entanto, podemos afirmar que quem estará preparado para o novo normal serão as pessoas, que praticarem genuinamente os conceitos das palavras mais ditas agora: resiliência, empatia, diferencial, reinvenção, acolhimento, propósito, colaboração, solidariedade...
Pratique. Exercite. Tenha desejos. Sonhe.
Você já pode começar a sonhar com o próximo destino.
A StarWays realiza. Vamos juntos?
Vanessa Brick
Mãe Waldorf. Sócia-Semeadora da StarWays Intercâmbios e Viagens Conscientes. Fisioterapeuta. Fez uma linda jornada de transição de carreira depois de anos na docência do ensino superior.
No Facebook e Insta @StarWays_Viagens
Site www.starways.com.br (repaginando, logo estará no ar)
Contato +55 11 98747-8769
Parabéns Van, linda história. Sucesso !